Este assunto jamais deve
ser abordado sem primeiro entendermos o que é pecado segundo as Escrituras
Sagradas. Pecado é a transgressão da lei dE Yaohu,em 1
João 3:4Qualquer que
comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.Equidade é ser justo, reconhecer o direito
dos outros, implica emobedecer a regras para o bem estar próprio, do
semelhante, e no caso, nosso Pai Yaohu; é o contrário de iniqüidade que
significa transgredir leis.O pecado é uma afronta aO Pai Yaohu por estar
desobedecendo seus mandamentos contrariando sua vontade.
O Pai Yaohu Criador é nossa fonte de vida e sem Ele jamais poderíamos
subsistir de forma alguma, por isso todos que pecam tem como conseqüência a
morte física e espiritual,Mateus
8:22 Yaohushua, porém, disse-lhe: Segue-me, e
deixa os mortos sepultar os seus mortos.
As Escrituras Sagradas são a revelação da vontade dE Yaohu; só podemos
saber qual prática é pecado se conhecermos as Escrituras; jamais podemos
definir uma prática como pecado por nossos critérios.
Nas Escrituras diversos textos Leis e doutrinas estão de forma explicita
ou implícita sempre orientando a que tenha cuidado com as inclinações que levam
a prática do pecado; sempre doponto de vista
moral no trato com o semelhante e Yaohu, concluímos que a aparência pouca
diferença faz na questão santidade a não ser quando implicasensualidade e
extravagância. É exatamente o que previne os dez mandamentos; as seis Leis na
primeira tábua regulam nossas ações para com O Pai Yaohu, e as quatro Leis na
segunda tábua regulam nossas ações para com nossos semelhantes. Trata do
caráter que contribuí com nosso relacionamento fraterno, mantendo unidos os
irmãos com O Pai Celestial Yaohu no amor dO Espírito Santo.
VejamosSalmos 34:18 Perto está Yaohu dos que têm
o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.Oque sente a dor
dos oprimidos e o amor dO Paipela humanidade tem um "coração quebrantado",
aquele que sente pelos seus erros e com facilidade se arrepende são os"contritos
de espírito".
Por toda a Escritura O Espírito Santo procura
nos fazer entender que santidade é muito mais o comportamento de pessoa para
pessoa, veja emGálatas5:19 Porque as obras da carne são
manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e
coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos
disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Yaohu.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.23 Contra estas coisas não há lei.
As obras da carne
que nos reprovam diante dO Pai como vemos acima não se trata do que é aparente
ou que se usa no dia a dia como vestuário, adornos e maquiagens, objetos de uso
pessoal não pode afetar o convívio e nem ofender a outrem, muito menos O Pai
Yaohu pelo que registra a palavra,o que pode nos
afastar do Pai são as, práticas como furtos, vícios, homicídios, idolatrias,
promiscuidade, pois desrespeita e ofende seu semelhante e O Criador. Muitos
acreditam que o sacrifício agradável aO Pai é mantendo o vestir roupas longas e
sociais e evitando pinturas e pendentes, no entanto não é o que se faz a si mas
aosoutros que agrada aO Pai, vejam emHebreus 13:
16. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com
tais sacrifícios Yaohu se agrada.
O Pai Yaohu nunca aceitará sacrifício
se não nos sacrificarmos a estar bem com nossos irmãos, veja em Mateus 5: 23.
Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de
que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa ali diante do altar a tua
oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a
tua oferta. O
propósito dO Espírito Santo entrar em nosso ser, é mudar-nos interiormente para
produzirmos frutos de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé
mansidão, temperança,quando nos recomenda pelas Escrituras as doutrinas;podemos
ver um critério estabelecido onde o foco é o
benefício mútuo. Existem práticas como por exemplo, os vícios de alcoolismo e
tabagismo que não envolve outra pessoa quando praticado mas que pelas
Escrituras são pecado.
É de costume condenar mulheres por usarem calças compridas
usando a passagem emDeuteronômio 22: 5. Não haverá
traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque
qualquer que faz isto é abominação ao Soberano teu Yaohu. alegando se tratar
de roupa masculina; porém de forma alguma as Escrituras definem qual seria a
roupa masculina e feminina, sendo assim é corrente que se trate de forma
cultural e não religiosa, visto assim não há porque em qualquer país as igrejas
imporem aos irmãos um tipo de hábito vestuário em que não seja o da própria
cultura.
Se apelarempara a hipótese de ser indecente no sentido de
amostrar a nudez, uma calça comprida não permitiria jamais alguém ver a
intimidade de uma mulher por baixo;porém não poderíamos falar o mesmoda saia e
do vestido,mesmo em pé quando assoprar um vento ou sentado no descuido das
pernas ao cruzar a roupa intima fica a mostra, impossível de acontecer com a
calça comprida.
Se formos tomar como modelo de vestimentas as roupas dos
profetas, reis, sacerdotes, Yaohushua os apóstolos e muitos outrosque usavam
vestidos, haveria uma grande contradição por ser por exemplo o vestido longo
uma roupa para homens e mulheres; há quem diga: "mas isto foi naqueles
tempos"; isto mesmo, é uma questão de tempos e de culturas, é algo pessoal
que ninguém tem o direito de opinar e decidir por ninguém. Salvo no tocante a
decência; tanto a calça comprida como saias e vestidos dependendo do ajuste ao
corpo podem deixar as curvas bem visíveis e sensuais de maneira que o problema
não está no tipo de roupa mas nos ajustes no tamanho e no decote. Portanto
vemos que aexigênciasobrevestimentasé uma questão de hábitos culturais,
portanto uma interpretação errada de nossos pais da fé. Outro texto que usam como
argumento para justificar a proibição de brincos pulseiras colares e pinturas
se encontra em1 Pedro 3: 3. O vosso adorno não seja o
enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o
luxo dos vestidos, 4. mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje
de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas.É evidente que o foco da mensagem não se trata de uma
mensagem que corrija problemas com pinturas cabelo vestidos luxo ou a
aparência, na verdade recomenda-seque estas coisas não venham atrapalhar as
outras de maior importância referente ao caráter. Até porque as santas mulheres
que o apóstolo se refere faziam uso de tais objetos. Também como recomenda um
dos principios da teologia não se pode firmar uma doutrina usando uma única
referência já que se trata de ser o único texto que refere ao assunto.
Outro argumento usado como para tentar justificar a
exigência de um tipo de roupa que seja apropriado espiritualmente para o crente
seria que: se para entrar-se no fórum ou em uma audiência têm-se que cumprir a
exigência de não estar trajando roupas de banho, porquenão tomar o mesmo
cuidado a fim de reverenciar O Pai Celestial ?
A resposta é simples; se chama " decoro judicial " e não é
respaldada nas Escrituras e nem todos os fóruns fazem a mesma exigência. A
pessoa que a cumpre não o faz por temor e pode estar com pecados maiores. O
juiz não é uma pessoa espiritual e seus argumentos para exigir que não se use
roupas impróprias nos resintos judiciais é somente uma questão de cumprir
protocolo não havendo temor. Não se trata de uma lei a que leve a pessoa a
cometer crime em seu não cumprimento, nada que venha a dar entender que alguém
ou algo deva ser adorado.
Assim, as
leis terrenas não tem ligação espiritual alguma com a vida do crente e os
critérios doutrinários das Escrituras Sagradas, afinal, a mesma nos recomenda a
não sermos medidos pelas aparências mas sim pelo caráter, como relata em
Gálatas 5:19,20,21.
As mulheres são as que mais estão na mira da cobrança por
usarem calças compridas maquiagens pendentes pinturas e cortes de cabelo;
vejamos o que nos diz as Escrituras,Colossenses 2: 18.
Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos,
firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento
carnal, 19. e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado
pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. 20.
Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais
ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, 21. tais como: não toques, não
proves, não manuseies 22. (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso),
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? 23. As quais têm, na verdade,
alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e
severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a
satisfação da carne.
O propósito final de
alguém usar maquiagem pendente ou adornos é exatamente o contrário ao que a
critica desinformada propõe, tem a finalidade de se valorizar aparentemente,
atrair, agradar, tornando prazerosa sua presença, é algo que se faz emsi para
si e para a outra ououtras pessoas, não se pode generalizar quanto a pessoas
que o usam para se exibir se exautar e humilhar os de menores posições e
condições. A vaidade não se encontra no objeto em si, mas na finalidade em que
ele é usado, e decomo seu usuário irá reagir usando perante os que não o
possuem, jamais se permitase sentir maior melhor diferente em relação aos
outros ou deixar isso transparecer.Fazemo maior diabo da pessoa que usa uma
maquiagem, enquanto os mesmos usam uma notável fala intelectual oupossuem carro
luxuoso e importado ou moram em mansão
em bairro nobríssimo, tudo isso são formas de se exibir grandeza se trata de
ostentação, no entanto não se vê criticas sobre algo ou alguém neste porte,
pura hipocrisia.
O problema está no exagero da intenção quando começa a se
transformar em ostentação, uma pessoa que usa carro zero, roupas caras, se
maquie, mas abraça todo mundo, não gosta de se aparecer, dá carona a qualquer
um, se compadece pelo miserável e não faz distinção de ninguém jamais pode ser
considerada vaidosa porque se mostrou igual aos outros na prática, o cuidado
com a aparência nunca foi nem é problema espiritual. A própria natureza nos
ensina ser o cuidado com a aparência um capricho comum e natural quando vemos
pessoas lindas e perfeitas enquanto outras desde o nascimento não foram contempladas
com tais virtudes. Não é precisomaquiagem para praticar vaidade, a vaidade está
no interior e no proceder intencional e exagerado de cada pessoa.
A vaidade diabólica é aquela que se revela na atitude, que
se alto valoriza, despreza e humilham os outros por qualquer meio deixando a
pessoa orgulhosa.Não existe nas Escrituras nenhum texto especificando vaidade
no modo de se usar objetos se não que vaidade é tudo nesta terra e fala da
vaidade do coração.
Em 2Reis 17: 15. rejeitaram os seus
estatutos, e o seu pacto, que fizera com os pais deles, como também as
advertências que lhes fizera; seguiram a vaidade e tornaram-se vãos, como
também seguiram as nações que estavam ao redor deles, a respeito das quais o
Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.,nós podemos reparar que
o problema em relação a vaidade é quando trocamos os mandamentos do Pai por
ela, e deixamos de seguir suas orientações, como também afirma Jeremias 2: 5. assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em
mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se
levianos?Assim o mal não está na vaidade mas como cada pessoa se
comporta com O Pai e o seu semelhante devido a vaidade que tem. Assim como
podemos possuir bens e dinheiro mas não podemos jamais depositar nossa
confiança no mesmo, também a vaidade atrai a mesma reação e jamais devemos depositar
nossa confiança nas vaidades como relataIsaías 59: 4.
Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade;
confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
Em Salmos 39: 5. Eis que mediste os
meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na
verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.Nos
afirma a palavra que por mais que o ser humano se esforce paramanter a
retidãoeleterá uma vida de vaidades. No entanto noSalmos
24: 4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma
à vaidade, nem jura enganosamente.é alertado sobre o entregar o coração
a vaidade para que a mesma não venhaabrangir a vida e torna-la abstrata
einútil, tudo deve ter controle e medidas. Concluímos portanto que a vaidade é
inerente a nossa vida sendo impossível exclui-la; vimos também que o problema
não se encontra na vaidade mas na pessoa e como ela lida com a mesma; vimos que
a vaidade não pode interferir em nossa vida com O Todo Poderoso e o semelhante
de forma negativa por si mesma.
Judahismo e as tradições.
Há muitas especulações sobre o que vem a ser judahismo, mas
basicamente esta religião tem seus conceitos e doutrinas baseados nas
"tradiçõesrabínicas" e não nas Escrituras; tanto que fora condenada
por Yaohushua em diversos textos. A pesar dO Pai Yaohu nunca ter denominado uma
religião, os judeuscriaram e se rebelaram pelo judahismo, legalismo maligno em
que muitos hoje se desviam da verdade criando jugo que não carregam e obrigam
outros a carregarem; muitasigrejas da mesma forma fazem o mesmo, geralmente os
que se intitulam pentecostais criam suas próprias doutrinas (tradições), ou
seja, puro "judahismo". Embora não adotam astradições judaicas em si
mas o estilo é o mesmo de inventar mandamentos que não existem, e
confundemsacrifício com santidade obrigando os seguidores a viver uma vida de
restrições que não condiz com as Escrituras no sentido de se santificar.
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